Existem muitas Crenças Equivocadas e Mitos relacionadas à Hipnose. Confira alguns dos mais comuns:

MITO: em um estado de hipnose, a pessoa perde a consciência e não sabe nada a respeito do que ocorre ao seu redor.

FATO: as pessoas não perdem a consciência quando estão em transe. A sua concentração se localiza de uma maneira especial. Ninguém dorme, Ninguém apaga, Ninguém ” Vai e Não Volta “.

MITO: quando você está hipnotizado, perde a vontade e está sob o controle do hipnoterapeuta.

FATO: toda hipnose é uma auto-hipnose. As pessoas se deixam levar em um transe porque esse é o seu desejo. Sem a colaboração da pessoa não é possível induzir o transe. As pessoas mantêm sua capacidade de autocontrole.

MITO: apenas as pessoas crédulas, as de pouca vontade e as tolas são hipnotizadas.

FATO: a hipnose requer habilidades de concentração e imaginação por parte das pessoas. Segundo as experiências, as pessoas que são hipnotizadas com mais facilidade gozam de inteligência. Quanto mais inteligente for a pessoa, melhor a sua capacidade para se concentrar, e portanto, colaborar com o hipnoterapeuta.

MITO: a hipnose é perigosa.

FATO: a hipnose é uma ferramenta segura, desde que usado por pessoas qualificadas. Verifique a experiência do profissional, os cursos que fez, quem são seus mestres, etc. Quando utilizada por pessoas sem qualificação pode ocasionar resgates de traumas, catarses mal conduzidas, etc.

MITO: a pessoa pode ficar “presa” no estado hipnótico e não sair dele.

FATO: ninguém ficará eternamente em um estado hipnótico. Se, por qualquer motivo, o hipnoterapeuta deixar o paciente em estado de hipnose ou caísse morto, o paciente ficaria no estado hipnótico por alguns minutos, gradativamente entraria em um sono normal e acordaria sozinho, sem problemas.  A Hipnose é uma linha bem tênue entre o sono fisiológico e o estado de vigília, e estes são os extremos. 

MITO: em estado de hipnose, revelarei coisas que não quero.

FATO: você não revelará os seus segredos. O que pode acontecer é que você se lembre de acontecimentos que conscientemente teria se esquecido. Você sabe que é a seu favor. Se forem situações traumáticas, irá esquecê-las novamente quando sair do transe. O hipnoterapeuta decide como e quando essa lembrança deverá chegar ao consciente e se é necessário. Partindo do princípio que ninguém dorme ou perde a consciência, você está no comando o tempo todo.

MITO: podem me obrigar a fazer algo que não quero durante um transe hipnótico?

FATO: não, não é possível. A mente subconsciente protege a integridade da pessoa e não comete nada contra seus valores e princípios.

Referências:

sam_pqhttp://www.samejspenser.com.br/2012/04/mitos-hipnose.html – Confira o site do meu amigo Samej Spenser, Hipnólogo, Hipnoterapeuta e Reprogramador Mental que atende em São Paulo/SP. Indico e Recomendo!

http://www.metodorowshan.com/METODO/Web/Articulos_Hipnosis/mitos-sobre-hipnosis.ph

http://sitesuamente.com.br